As Normas Regulamentadoras (NR) são um conjunto de regras e instruções relativas à segurança do trabalho. Elas são definidas pelo Ministério do Trabalho e grande parte referem-se a atividades relacionadas às empresas de construção civil.
Nos últimos anos foram apontados mais de 46 mil acidentes de trabalho na área e vale lembrar que todos os anos, a construção é o setor que mais registra acidentes fatais.
Por isso, a Brasil dos Parafusos, separou algumas das principais Normas Regulamentadoras para apresentar para vocês:
NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
A NR 6 exige que as construtoras distribuam Equipamentos e Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores das obras. O objetivo é resguardar a integridade física dos empregados.
É obrigação do trabalhador utilizar o equipamento corretamente durante todo o período de trabalho, além de zelar pela manutenção.
NR 8 – Padrões de edificações
A NR 8 estabelece os requisitos técnicos mínimos que devem estar presentes nas edificações, visando garantir a segurança e o conforto de quem está trabalhando na construção.
Nos pisos, escadas, rampas e passagens dos locais de trabalhos, devem ser utilizados materiais e processos antiderrapantes. Já os andares acima do solo devem contar com proteção adequada contra quedas.
NR 12 – Uso do maquinário
A NR12 Visa garantir que máquinas e equipamentos de construção civil possam ser utilizados pelo trabalhador de maneira segura, prevenindo acidentes e doenças de trabalho através de medidas de proteção e de referências técnicas. A norma, ainda exige informações completas sobre o ciclo de vida dos equipamentos, incluindo transporte, instalação, operação e manutenção.
As instalações elétricas das máquinas que possam estar em contato direto ou indireto com a água ou agentes corrosivos devem ser projetadas para garantir sua blindagem, isolamento e aterramento de modo a prevenir a ocorrência de acidentes. Já os controles de acionamento, devem ser projetados e mantidos de acordo com aspectos como:
– Localização e distância, de forma a permitir manejo fácil e seguro;
– Instalação dos comandos mais utilizados em posições acessíveis ao operador;
– Visibilidade, identificação e sinalização que permita serem distinguíveis entre si.
Bastante extensa e detalhada, a NR 12 também exige a adoção de medidas apropriadas para trabalhadores portadores de deficiência, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o trabalho.
Esteja atento ao planejamento das atividades de seus funcionários na construção civil e adote medidas a altura do serviço que você gostaria de oferecer.