O agronegócio possui máquinas cada vez maiores e complexas. E a adaptação com a tecnologia se tornou um processo não apenas natural, mas obrigatório para produtores rurais. Afinal, esses profissionais precisam dar conta da demanda de forma produtiva, sustentável e qualificada.
O problema, é que tem surgido outro grande paralelo com esse desenvolvimento: gerenciar adequadamente as máquinas e realizar a manutenção delas de forma correta. A falta desses trabalhos podem causar problemas sérios para a lavoura.
Por isso, a Brasil dos Parafusos explica para você os riscos que a negligência à manutenção do maquinário pode trazer. Confira as dicas!
> Queda na produtividade
A manutenção preventiva conserva o equipamento em condições ideais de funcionamento. Caso ela não seja feita, podem ocorrer situações imprevistas como danos por acidentes e uso inadequado da máquina, causando defeito e desgaste na mesma.
Quando esse cuidado não é tomado, o desempenho da máquina cai, podendo gerar até paralisação do maquinário e atrasando as operações.
> Riscos aos operadores
O aumento das falhas, o desgaste e o acúmulo de defeitos nas máquinas elevam os riscos aos operadores. Afinal, o equipamento pode começar a soltar peça, sofrer panes elétricas, trabalhar em condições que comprometem a integridade dos funcionário e, em casos mais graves, até explodir.
> Redução da vida útil do equipamento
Muitas vezes não realizamos a manutenção por questões financeiras, mas acredite, quando ela não acontece, os componentes das máquinas se desgastam ainda mais, prejudicando todo o sistema. Sua recuperação pode ser onerosa.
EM CASO DE FALHAS
Se a manutenção for feita de forma adequada, dificilmente vão haver falhas sérias a ponto de comprometer a máquina. De qualquer forma, é importante ficar atento a alguns sinais para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.
> Manual de instruções
Por meio do fabricante, já é possível conhecer o funcionamento da máquina e seus componentes. Ele que apresenta as falhas mais comuns e orienta sobre o melhor caminho a seguir quando elas acontecem.
> De olho nos sinais!
Fumaça, ruído, cheiros e vibrações anormais são alguns indicativos de que algo não está funcionando perfeitamente. Nessa situação, desligue o equipamento e avalie o que pode estar acontecendo.
> Dê preferência a peças de qualidade
Peças sem reconhecimento no mercado não funcionam conforme o previsto e podem causar danos ainda maiores. As peças reconhecidas, por sua vez, apresentam durabilidade maior e são muito mais confiáveis.
O MOMENTO IDEAL PARA REALIZAR A MANUTENÇÃO DO MAQUINÁRIO
Normalmente é no manual de instruções que consta o tempo ideal, mas é importante diariamente realizar cuidados que ocorrem idealmente a cada X horas de trabalho. Crie uma rotina de manutenção preventiva, como chegar o nível de água do radiador e do combustível, o óleo do motor e a lubrificação. Esses são os ítens básicos a se verificar antes de iniciar as operações.